terça-feira, 13 de outubro de 2009

Chapa 3 Informa

Aumento real e outras conquistas


A força dos bancários
Neste ano, os bancos pretendiam corrigir os salários apenas pela inflação. Com a greve, foram obrigados a aumentar. Este é o sexto aumento real consecutivo. No BB ainda houve adicional de 3% para os pisos.

De 2003 para cá, com a estratégia de Campanha Salarial Unificada, os funcionários do BB tiveram ganho no piso de 22,44% além da inflação, segundo a Subseção do Dieese na Contraf-CUT. Mais que ganhos financeiros, foram também foram conquistados direitos

importantes:
Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) – Fará parte do Acordo Aditivo cláusula garantindo a retomada da negociação para tratar o Plano de Carreira, Cargos e Salários a partir de novembro, com prazo de definição para implantação até junho de 2010.

Assédio moral – Implementação de Programa de Gestão da Ética, para o "combate ao assédio moral e outros eventuais desvios comportamentais". Serão implantados Comitês Regionais de Ética em todos os estados, com a participação de funcionário escolhido por eleição direta.

Isonomia – abonos-assiduidade poderão ser acumulados e/ou vendidos por todos, inclusive os pós 98. Será também regularizada a situação dos pós-98 no Programa de Atendimento a Vítimas de Assaltos e Sequestros.

Contratações – Mais 10 mil funcionários. 5 mil em 2010 e 5 mil em 2011. Mais 5 mil adolescentes aprendizes.

Equidade de gênero – Programa para garantir ascensão profissional mais equitativa para as mulheres, conforme princípios da Secretaria Especial da Mulher do governo federal.
Vitória da unidade

As conquistas dos bancários devem-se à mobilização. Maior participação, melhores resultados. A Chapa 3 defende que a entidade precisa se renovar, não pode ficar refém de projetos personalistas, mas com experiência e competência.
Por isso a Chapa 3 tem 70% de novos dirigentes (no caso do BB, muitos candidatos pós-98), mas também pessoas com participação nas negociações nacionais da categoria. É preciso mudar, mas com competência e experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário